terça-feira, 31 de agosto de 2010

Reflexologia no tratamento de doenças


A Reflexologia é indicada como tratamento complementar em algumas patologias

Muitos angiologistas recomendam a Reflexoterapia a seus pacientes porque ela auxilia na circulação de retorno . Também é indicada para pessoas diabéticas que também apresentam problemas de circulação sanguínea.

No sistema digestivo : úlcera, gastrite, azia, Prisão de ventre, má digestão, hepatite, icterícia, gordura no fígado, pedra na vesícula, enxaqueca, tontura, insônia, sinusite, artrite, gota, hérnia-de-hiato, doença de Crohn, diarréias e hemorróidas.

Também é eficaz em infecções como: asma brôquica, bronquite, enfisema, rinite alérgica, sinusite, faringite, rouquidão, Resfriados, pneumonia e tosse.

Ainda nos tratamentos da dor ciática, dores lombares, hérnia de disco, dor de cabeça, torcicolo, dores nas costas, LER - Lesão por Esforço Repetitivo ou DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, artrite, artrose, osteoporose, espasmo muscular, bursite, tendinite, fibromialgia, inflamação no tecido fibroso, caimbras e reumatismo ...

Não há efeitos colaterais

Pois uma reflexologia é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente.

Com que freqüência podemos recorrer a esse procedimento?
A Reflexologia Podal pode ser feita toda semana.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Reflexoterapia


Reflexoterapia é a utilização terapêutica da Reflexologia. É uma técnica de tratamento por meio de estímulos em uma área reflexa. Reflexologia é o estudo das delimitações destas áreas, assim como as suas funções e ações diante das patologias humanas. É um dos recursos da medicina natural, holística, ou medicina complementar, antigamente conhecida como medicina alternativa.

O Do In, de origem japonesa, e o Tui Na, de origem chinesa, incluem princípios de Reflexoterapia como estes entre seus tratamentos.

Áreas reflexas

As principais áreas reflexas trabalhadas são: as mãos (reflexo palmar); os pés (reflexo podal); as orelhas (reflexo auricular); a coluna (reflexo vertebral); a face (reflexo facial); e o crânio (reflexo cranial).

Nos pés

Os praticantes desta técnica acreditam que existem pontos nos pés que refletem a situação da saúde do corpo humano por inteiro. Por isto, estimulam-se estas áreas para aliviar dores, distúrbios orgânicos, emocionais (leves) e de várias partes do corpo, gerando assim um grande equilíbrio corporal, da maneira mais simples possível.

Nas mãos

O mesmo princípio se aplicaria às mãos. Nas mãos e nos pés, a região mais próxima à ponta dos dedos corresponderia à cabeça e a região mais próxima ao pulso e ao tornozelo à região do quadril.

Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Saúde dos pés

Click nas imagens para uma melhor visualização







terça-feira, 24 de agosto de 2010

Refelexologia para estimular os órgãos sexuais

Pontos estimulantes

Aproveite essa dica para acender o fogo em seu parceiro/a, ou então reacender aquela paixão adormecida.

Mostraremos agora como fazer isso!!! Mas tome cuidado, pode acender a pessoa… se prepare para apagar depois…

Trata-se de uma técnica da Reflexologia nos pés, em baixo dos maléolos, ossos do tornozelo, onde ficam localizados os pontos reflexos dos testículos e a próstata nos homens e o útero e os ovários nas mulheres.

Com a bursa do carpo, ou a almofadinha das mãos, faça movimentos circulatórios lentamente com as duas mãos, uma massagem leve, (o pé balança um pouco) ele irá estimular os órgãos sexuais e provocar o desejo no seu parceiro/a… não custa nada tentar…

Não deixe o relacionamento cair na rotina, se produza, prepare uma noite romântica, iniciando pela massagem (nada impede fazer uma massagem relaxante no resto do corpo também)… o resultado com certeza será inesquecível para ambos.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Vitalidade a seus pés

Na frente da TV, antes de dormir ou em qualquer momento que possa tirar os sapatos, aproveite para tocar seus pés. Basta alguns minutos para que a sensação de bem-estar se espalhe pelo corpo todo. Esse gesto simples é a base da reflexologia, uma técnica milenar praticada por chineses e egípcios que estuda a relação de pontos específicos dos pés com os órgãos vitais. Foi trazida para o Ocidente no início do século 20 pelo médico americano William Fitzgerald e usada como recurso na hora de fazer diagnósticos ou prevenir doenças variadas.

O que a princípio despertava apenas curiosidade entre especialistas ocidentais virou assunto sério, e depois de muitos testes, realizados ainda no início do século 20, vários hospitais americanos – entre eles Boston City, Saint-Francis, Connecticut e Hartford – concluíram que a massagem nos pés indicava doenças. Dependendo do tipo e da intensidade da dor que o paciente sentisse, o médico identificava os órgãos comprometidos e fazia o diagnóstico. Hoje, a reflexologia é praticada em mais de 20 países, inclusive no Brasil.

Por que o efeito é positivo
A eficácia e os benefícios da prática regular da reflexologia são reconhecidos, mas orientais e ocidentais discordam sobre seu mecanismo de ação. Para os especialistas do Oriente, a técnica se baseia na livre circulação da energia vital, chamada ch’i. Quando determinado órgão apresenta excesso ou falta dessa energia, surgem dores ou doenças como sinal de alerta. O papel da massagem nos pés é justamente o de desbloquear e harmonizar o fluxo energético nos órgãos, assim eles funcionam melhor e a saúde é restabelecida.

Até o cérebro
Os ocidentais, por outro lado, descartam a idéia de uma energia invisível e explicam os efeitos com base na medicina. Os pés têm milhares de terminações nervosas e se ligam, através delas, ao restante do corpo. O médico Zang-Hee Cho, da Universidade da Califórnia, comprovou que sensibilizando determinada região do pé ativa-se a área do córtex cerebral correspondente ao reflexo.

“Com a massagem, essas terminações são despertadas e enviam estímulos para o cérebro, que ativa o sistema imunológico, beneficiando sua saúde em geral ou algum problema específico”, explica Armando Sérgio Austregésilo, presidente da Associação de Massagem Oriental do Brasil e autor dos livros Massagem e Sensibilidade e Curso de Massagem Oriental (ed. Ediouro).

“Observamos se alguma região do pé apresenta maior sensibilidade à dor e qual o órgão ligado a esse ponto. Se for o do estômago, é possível que a pessoa costume comer rápido demais ou que a qualidade da alimentação deixe a desejar. Consciente disso, pode-se mudar os hábitos e evitar problemas mais sérios. A prevenção é a principal função da reflexologia”, completa Sérgio.

Mãos e orelhas

Existem várias zonas reflexas no corpo, além dos pés. Mãos, orelhas, rosto, costas e abdômen concentram pontos reflexos que podem ser massageados. Os pés são os que têm a correspondência mais definida e de fácil localização. Os profissionais da reflexologia consideram que os pés reagem mais rápido aos estímulos. “As zonas reflexas da mão são menos sensíveis à massagem superficial, o que torna os pontos doloridos e difíceis de localizar”, explica a terapeuta corporal Diana Valer.

O grego Hipócrates (460-380 a.C.), pai da medicina, já usava os pontos das orelhas para tratar seus doentes. A auriculoterapia foi retomada por volta de 1950 pelo médico francês Paul Nogier. “Os pontos reflexos da orelha podem ser estimulados com o polegar e o indicador ou com o uso de agulhas colocadas apenas por profissionais”, explica Diana Valer.


Conte com esse alívio

Segundo a medicina chinesa, cada sentimento mexe com um órgão vital e, se for intenso ou vivido por um período prolongado, pode até comprometer a saúde. “A raiva vai direto ao fígado, o medo atinge os rins, a preocupação, a vesícula, a tristeza, o pulmão, e a ansiedade, o coração”, ensina o especialista Armando Austregésilo.

Ao massagear seus pés nas áreas correspondentes a esses órgãos , você também dissolve essas emoções e ganha tranqüilidade.

Veja abaixo os toques certos para aliviar ou prevenir males relacionados ao corpo e às emoções.

• Estresse – Já que ele não é uma doença, mas um conjunto de sintomas, o ideal é massagear os pés por inteiro, especialmente na área reflexa da coluna, que costuma doer muito quando estamos estressados.
• Insônia – Massageie a lateral externa dos pés, desde o calcâneo até o quinto dedo. Isso ajuda a desligar o carrossel de pensamentos que não deixa você dormir.
• Cansaço – Região central dos pés, relacionada a estômago, rins e intestino e ao bom fluxo de energia.
• Depressão – Área correspondente aos pulmões e ao intestino grosso.
• Ansiedade – Se a ansiedade for do tipo coronário, que vem acompanhada de uma dificuldade de pensar e agir, massageie a região central dos pés, relacionada ao plexo solar. Se for causada por estados depressivos ou tristeza prolongada, massageie a área dos pulmões e do intestino grosso.
• TPM – Dê atenção especial à região de rins, baço e pâncreas, ligada à satisfação e à alegria de viver.

Muitas maneiras de massagear os pés

Sempre que sentir necessidade de relaxar, não hesite e massageie os pés. “Além da pressão dos dedos, vale pisar sobre uma bolinha de tênis ou bambu, usar massageador elétrico ou de madeira”, sugere a terapeuta corporal Diana Valer, diretora da Humaniversidade, de São Paulo. A massagem não precisa ser demorada: cinco minutos por dia são suficientes para relaxar e despertar sensações boas. Andar descalço sempre que possível é outra ótima pedida, especialmente na areia. “Chinelos especiais, com saliências rígidas na parte interna, têm um ótimo efeito. Caminhar com eles por dez minutos, em dias alternados, é o bastante para estimular os órgãos vitais”, finaliza Diana.

Ao massagear estas áreas, você alivia dores na coluna e regulariza o funcionamento dos órgãos vitais, o que dá a sensação de bem-estar geral.

Sinais de alerta

Ao massagear os pés, você pode aproveitar para perceber como anda sua saúde e quais são seus pontos mais sensíveis – basta seguir a orientação do especialista em reflexologia Armando Sérgio Austregésilo, de São Paulo. Use óleo essencial ou hidratante e, com o polegar, procure identificar as áreas doloridas nos dois pés e veja na figura da página ao lado quais são os órgãos correspondentes a essas zonas reflexas.

Nas áreas mais sensíveis, faça massagem todos os dias, sem fazer força. “A dor tende a diminuir, o que significa que o corpo já desenvolveu um estímulo adequado para lidar com o problema”, diz o terapeuta.

Há duas formas de fazer a massagem, de preferência com os polegares: em movimentos circulares ou pressionando a região. “Tente as duas maneiras”, sugere Armando. “A mais indicada é a que suaviza a dor em até dois minutos.” Se depois de uma semana de prática diária a dor não sumir, procure o médico para investigar se há algum problema.

ATENÇÃO!
• Grávidas ou doentes crônicos devem perguntar ao médico se não há contra-indicações na prática regular da automassagem.
• Caso algum ponto dos pés apresente dor insuportável, o melhor é interromper a massagem e investigar com médicos ou terapeutas corporais a causa da dor.

Texto: Mariana Viktor

domingo, 22 de agosto de 2010

Reflexologia para alivio da dor no nervo ciático



Pontos da reflexologia para dor no nervo ciático.

A ciatalgia, tipo de dor provocada pelo acometimento ou inflamação dos nervos ciáticos, pode ocorrer por multiplos fatores: problemas musculares, problemas vicerais, má postura, sapatos com saltos muito alto, sedentarismo, execesso de atividades físicas etc.

Além dos tratamentos convencionais que o leitor possa estar fazendo, sugerimos uma sequencia de manobras da Reflexologia, as quais observamos ser muito eficiente contra os desconfortos destes sintomas, podendo tanto acelerar e/ou potencializar o processo de cura como prevenir e ainda, se bem aplicadas promover alivio imediato.

Lembramos que a pressão nas areas que vamos indicar devem ser firme, porém, no limite de sua sensiblidade, devem ser tambem cadenciadas:

a) zona reflexa do ciatico propriamente
b) zona reflexa dos músculos pélvicos
c) linha do ciático
d) zonas reflexas lombar e sacral
e) plexo solar
Para não haver dúvidas quanto a localização dos pontos reflexos oriente-se pelas figuras.

Obs.: O tratamento feito com base na reflexologia não trabalha apenas a parte afetadas e sim todos os orgãos e sistemas que possam estar envolvidos.

Adilson de Almeida, Naturólogo e Massoterapeuta

sábado, 21 de agosto de 2010

Reflexologia para alivio da Constipação Intestinal


Zonas reflexas para intestino preso

A constipação não é propriamente definida como uma patologia, mas um conjuto de sintomas, que podem ser decorrentes de multiplos distubios intestinais. O individuo que num período de três a quatro semanas sofre dos seguintes sintomas: evacua menos de três vezes por semana, tem fezes ressecadas e/ou fragmentadas, dor e inchaço abdominal etc. está, então, diante de um quadro clínico, que carcteriza a constipação.

Embora o nosso propósito seje o de fornecer orientações ou dicas, que ajudarão aliviar ou previnir estes sintomas, ALERTAMOS QUE É MUITO IMPORTANTE, que o leitor que estiver diante deste quadro, procure um médico especialista que possa diagnosticar a verdadeira causa da sua constipação. Pois trata-se de um disturbio que quando não tratado, pode se agravar ou dar origens a distubios mais sérios.

Lembramos ainda que o tratamento que estamos indicando, deve ser utilizado para os casos de constipação ,em que não há doença orgânica e/ou quando houver acompanhamento médico.

Se for este o seu caso, recomendamos o estimulo, por meio de pressão, das áreas reflexas dos seguintes orgãos:

a) Intestino Delgado – Para localizar seu ponto reflexo trace, na sola do pé 4 linhas; duas verticais e duas horizontais; as verticais partirão de etre os vão dos dedos até ao final da sola, ou seja, uma de entre o dedão e o segundo dedo e outra de entre o quarto e o quinto dedo. A ’ primeira’ transversal será exatamente no meio do pé, isto é, no meio do arco, e a ’segunda’ aproximadamente dois centimetros abaixo. A zona reflexa será então dentro deste quadrado formado por estas quatro linhas em ambos os pés.

b) Colon Sigmóide – Para localizar sua zona reflexa, trace na sola do pé esquerdo, uma linha vertical entre segundo e o terceiro dedo apartir do dedão, e outra entre o terceiro e quarto dedo. A zona reflexa estará entre estas linhas na direção do calcanhar.

c) Colon – A zona refelexa está um pouco acima da zona reflexa do colo sigmoide e dentro das quatro linhas do intestino delgado.

d) Pancreas – As zonas reflexas encontran-se em ambos os pés. No pé esquerdo dentro das mesmas linhas traçadas para localização do intestino delgado e no pé direito trace uma linha vertical entre o dedão e o segundo dedo, e outra entre o segundo e o terceiro dedo. a zona reflexa estará entre estas duas linhas longitudinais e transversalmente próxima a linha da cintura (no meio do arco do pé).

e) Supra Renal – A zona reflexa encontra-se na lado ‘externo’ da linha traçada entre o dedão e o segundo dedo, ou seja, logo abaixo e a esquerda da linha do diafragma.

f) Plexo Solar – A zona reflexa encontra-se encontra-se no centro da linha do diafragma, isto é, centro do arco plantar logo após os ossos do metatarsos.

Observação: Para evitar dúvidas quanto a localização das áreas reflexas consute as figuras. Para potencializar os benefícios do tratamento acima descrito, recomendamos a ingestão de chás duas ou tres vezes ao dia, das seguintes plantas: Alcachofra, Alfavaca, Bardana, Carqueija, Salvia. Para preparar este chá, coloque em único recipiente aproximadamente 30 g de cada planta, despeje um litro de agua fervente e deixe abafado por 15 minutos, não adicione açucar.

Dicas finais: Contra a constipação é importante uma alimentação rica em fibras, ou seja, contendo frutas, verduras, legumes e cerais integrais. Atividades físicas fortalece os movimentos peristálticos. Ingira liquidos regularmente eles hidratão as feses facilitando a sua eleminação, porém evite-os durante as refeições; o ideal é meia hora antes ou duas horas após. Evite grandes quantidades de massas e gorduras. Mastigue bem.

Pode fazer uma massagem relaxante, na barriga, com movimentos no sentido horário.

Adilson Aparecido de Almeida, Naturólogo

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Massagem nos pés funciona


Tem dia que o urubu senta em minha mãe, que pergunta por que ainda está viva.

– Por que Deus não me chama, hein, Deus?

Digo que ela tem tudo para ser feliz, começa o dia com café na cama e... Deitada para dormir, ela resmunga:

– Por isso mesmo. Não faço mais nada, só recebo feito. Nem ando direito, vivo só do sofá pra varanda, da varanda pra cama. Se vejo um desses filmes de hoje, não entendo bem, o mocinho parece bandido, o mundo mudou tanto... Por que continuo viva, meu Deus?

– Pra divertir Deus, mãe, com suas criancices.

Ela me olha desconfiada:

– Você acha que Deus se diverte com as desgraças da gente? Aliás, eu sempre me perguntei por que Deus deixa existir tanta desgraça.

– Porque as desgraças também são Deus, mãe. Já pensou se tudo fosse bonito e bom, se não houvesse dor nem morte?

Ela pensa, concorda:

– Verdade. Eu, por exemplo, já devia ter morrido...

Resolvo então lhe fazer massagem nos pés, com uma pomada de cânfora que ela usa para dor nas juntas, picada de mosquito, tosse e tudo mais. Ela fecha os olhos, abre para perguntar se está doente.

– Não, mãe, massagem nos pés faz bem.

– Faz bem pra que?

– Pra cabeça, mãe.

– Não falo que o mundo virou de ponta-cabeça? Massagem nos pés faz bem pra cabeça...

Digo que é coisa dos chineses, ela sorri lembrando:

– Quando era menina, aprendi na escola que o mundo é redondo, então ficava pensando como é que lá no outro lado do mundo chinês não cai de ponta-cabeça.

Digo que é porque o planeta é muito grande, a força da gravidade puxa a gente para a terra.

– Na Lua, que é bem menor, a gravidade também é menor, a gente pula e vai longe...

– Como é que você sabe, já foi na Lua?

– Astronautas foram, mãe.

– Ah, é, gastaram aquele dinheirão pra dar lá uns pulinhos e espetar uma bandeira. E tanta escola precisando de merenda, de reforma, até de giz.

– Como a senhora sabe, mãe?

– Porque não tô morta, ué, vejo notícia! Pra propaganda e pra gastança de governo sempre tem dinheiro sobrando, mas pra educação e saúde sempre falta dinheiro! Tudo de ponta-cabeça!

Digo que ela não deve se preocupar com isso, afinal...

– ...a senhora agorinho mesmo queria morrer, né?

– Mas ainda não tô morta!

Cubro-lhe os pés, ajeito os travesseiros, ela sempre gosta que lhe ajeite os travesseiros. Sussurra:

– Quando eu for embora, quero levar meus travesseiros. Você bota eles no caixão?

– Boto, mãe.

– Desse jeito aí, o maior por baixo, o menor por cima.

– Claro. Mais alguma coisa?

– Não deixe me enterrarem de ponta-cabeça, com os pés pra frente. Quero ficar cara a cara com seu pai. Ele tá me esperando lá, né?

– Claro, mãe.

– Pois que espere. Não vou morrer logo só por isso. Aliás...

Fecha os olhos, logo começa a ressonar. Massagem nos pés funciona.


texto:Domingos Pellegrini

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

o corpo nas entranhas do pé




Nos pés há 26 ossos, 100 ligamentos e mais de 7 mil terminações nervosas.

O terapeuta de reflexologia segue ponto a ponto, hora pressionando, hora deslizando, passando creme. Cada centímetro do pé vai relaxando e, sim, é verdade, o corpo derrete junto. Em poucos minutos é posivel cair num sono profundo . "Nos pés encontram-se áreas que refletem todos os órgãos e glândulas do corpo. É muito importante tratar bem deles, pois são a base do seu eixo vertical, é a direção da sua vida".

Foi baseada na medicina chinesa tradicional que a massagista americana Eunice Inghan desenvolveu um método de massagem só com pressões puntiformes sobre os pés. Para quem não gosta de expor o corpo, esse é o toque.

domingo, 15 de agosto de 2010

Massagem nos pés para tratar a esclerose múltipla


Alunos e professores da Universidade Ibirapuera, em São Paulo, trabalham no desenvolvimento da reflexologia podal para o tratamento de esclerose múltipla, uma doença no sistema nervoso central que provoca sintomas como distúrbios de linguagem, de visão e do equilíbrio, entre outros.

A técnica, que é aplicada em conjunto com os exercícios convencionais da fisioterapia, baseia-se no princípio de que existem áreas nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão do corpo humano. Segundo a teoria, a explicação está na física quântica. As diferentes estruturas materiais são formas de energia, movimento contínuo, que se relacionam entre si e se propagam por meio de vibração. Para conservar uma boa saúde é preciso manter um nível energético adequado e contínuo. "Pacientes com esclerose múltipla possuem um comportamento somático forte e, por isso, suas partículas vibram abaixo da frequência de uma pessoa sadia.

Trabalhamos mente, corpo e energia como um todo, para balancear as vibrações. Assim, eles respondem melhor aos exercícios e, consequentemente, desenvolvem mais resistência às outras doenças", conta Ione Dragunas, fisioterapeuta e coordenadora do tratamento na instituição. De acordo com a especialista, a reflexologia podal promove o relaxamento, a redução da tensão, além de melhorar a respiração. "Os resultados aparecem logo no início do tratamento. Os pacientes apresentam melhoras na resistência física, equilíbrio, deglutição e fala".

sábado, 14 de agosto de 2010

Reflexologia é aliada no combate ao câncer


Quando a saúde não está boa, tratamentos medicamentosos são a solução mais eficaz e imediata. No entanto, a mente e o corpo também precisam de algo mais, além da farmacologia. Foi pensando nisso que muitos hospitais e institutos voltados ao tratamento oncológico passaram a oferecer alternativas dentro de seus estabelecimentos, a exemplo do Centro Paulista de Oncologia (CPO).

A reflexologia, uma das técnicas adotadas, é a massagem que realiza movimentos de pressão com as mãos e os dedos em pontos reflexos localizados em todo o pé do paciente. Dentre vários benefícios, há uma considerável melhora no relaxamento muscular, nas dores - por meio do estímulo da produção de endorfinas e serotoninas -, na qualidade de vida, e ainda reforça o sistema imunológico promovendo a manutenção e o equilíbrio das funções do organismo.

É importante ressaltar que a reflexologia não é um substituto para o acompanhamento médico.

Fonte: viva saúde

terça-feira, 10 de agosto de 2010

O QUE É REFLEXOLOGIA E COMO FUNCIONA?



A REFLEXOLOGIA é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica no campo da medicina complementar. A REFLEXOLOGIA é uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico. É também uma arte porque muita coisa depende da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento.

A REFLEXOLOGIA é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostas num arranjo similar ao dos pés. Fenômeno da representação microcósmico de partes do corpo em diferentes áreas do organismo também se manifesta na íris do olho, na face, na orelha, na coluna e nas mãos. Todavia, as áreas correspondentes dos pés são mais específicas, tornando mais fácil trabalhar com elas.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter uma saúde melhor. A meta da REFLEXOLOGIA é o retorno da harmonia. O passo mais importante para isso é reduzir a tensão e induzir o relaxamento.

O relaxamento é o primeiro passo da normalização. Quando o corpo está relaxado, o tratamento é possível. A massagem profissional dos pés vai mostrar quais partes do corpo estão fora de equilíbrio e, portanto não estão funcionando eficientemente. Pode-se então ministrar o tratamento apropriado para corrigir esses desequilíbrios e fazer o corpo retornar a um estado ótimo de saúde.

A massagem reflexa dos pés é útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças. Problemas de saúde podem ser detectados precocemente e o tratamento ministrado para prevenir o desenvolvimento de sintomas mais sérios.

A REFLEXOLOGIA pode ser considerada o equivalente a uma regulagem, um ajuste do corpo. O reflexologista não cura - somente o corpo é capaz de fazê-lo. Mas a REFLEXOLOGIA ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma superativa, (simpático e parassimpático). Ela é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente. Como todos os sistemas do corpo intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte vai acabar afetando o todo. Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática, concluíram que a REFLEXOLOGIA atua em diversos níveis: fisiológico, psicológico e espiritual.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Historia da reflexologia


Historia Antiga 2500 AC - 1850 DC Egito > Índia > China > Europa

Não pode ser atribuída a nenhuma cultura específica a "descoberta" da REFLEXOLOGIA. Sabe-se que diversos povos utilizaram diferentes formas de trabalho nos pés e a relação entre os pés e os órgãos internos do corpo era conhecida pelas antigas civilizações. A mais antiga documentação que se tem notícia é proveniente do Egito. Eles eram grandes estudantes do corpo humano. Isto ficou registrado pelos artistas da época nas inscrições dos túmulos e nos murais.

A origem da Reflexologia, ou da terapia por zonas, como se chamava, ainda é um mistério. O Dr. William Fitzgerald diz no seu livro Zone 11 Jerapy que "a forma de tratamento por meio dos pontos de pressão já era conhecida na Índia e na China há mais de 2000 anos. Porém, este conhecimento parece ter-se perdido ou esquecido há muito tempo. Talvez fosse posto de lado em favor da acupuntura, que surgiu como um rebento mais forte da mesma raiz". Entretanto, esta suposição não se comprova, este conhecimento está preservado na China na massagem Tui Na, na Índia pela massagem Ayurveda, e no Japão pelo Shiatsu.

Outra suposição é a de que teve origem no Egito. Isto é sugerido por um desenho encontrado num túmulo egípcio com data de 2330 a.C. Este desenho (D1) mostra quatro pessoas, uma delas sendo tratada com uma massagem aos pés, e uma outra, com uma massagem às mãos. Outros atribuem a sua origem aos Incas, povo pertencente a uma civilização peruana muito antiga, remontando, possivelmente a 3000 a.C. Diz-se que estes passaram o conhecimento da terapia por zonas aos índios norte-americanos, que ainda hoje usam esta forma de tratamento.

Depois disso os monges budistas provenientes da Índia trouxeram para a China os seus conhecimentos de "observação dos pés e tratamento dos nervos do pé".

Na Europa do Séc. XV uma forma de REFLEXOLOGIA era praticada. Era a chamada "terapia de zonas", que visava ao alívio da dor e do cansaço através de pressão aplicada em zonas do corpo.




Historia Moderna 1850 - 1962
Os britânicos fizeram grandes descobertas sobre a ação reflexa. · Os alemães se especializaram no tratamento de doenças com massagens, técnicas conhecidas como "Massagem reflexa".

Os soviéticos desenvolveram os seus trabalhos na teoria de reflexos condicionados a um enfoque psicológico.

Os Índios americanos já conheciam e usavam a massagem de zonas reflexas. Um Índio cherokee vê o pé da seguinte forma: "Seus pés caminham sobre a terra e através deles o seu espírito se une ao universo. Os nossos pés são o nosso contato com a terra e com as energias que fluem através dela".

Um otorrinolaringologista americano, o Dr. William Fitzgerald, desenvolveu a teoria de que o corpo pode ser dividido em linhas ou zonas longitudinais. · A partir deste trabalho outro médico, o Dr. Joseph Shelby Riley desenvolvendo esta prática fez diagramas e desenhos detalhados de pontos reflexos localizados nos pés. · No início de 1930, Eunice Ingham, como assistente de Riley, separou os trabalhos sobre reflexos nos pés dos trabalhos de zonas em geral.

Eunice deveria ser considerada a mãe da Moderna REFLEXOLOGIA. Ela usou a terapia por zonas em seu trabalho, mas sentiu que os pés deveriam ser os alvos específicos da terapia, devido a sua natureza altamente sensível. Ela mapeou os pés em relação às zonas e seus efeitos sobre o restante da anatomia até chegar a produzir nos próprios pés um "mapa" de todo o corpo. O seu trabalho foi tão bem sucedido que sua fama disseminou-se e ela agora é conhecida como fundadora da REFLEXOLOGIA de pés. Eunice faleceu em 1974 após ter devotado 40 anos de sua vida à REFLEXOLOGIA. Escreveu dois livros: "Histórias que os pés podem contar" e "Histórias que os pés contaram".

O que sabemos ao certo é que a terapia por zonas era usada no século XVI. Cellini (1500-1571), grande escultor florentino, exerceu, segundo se diz, uma forte pressão nos dedos das mãos e dos pés para aliviar a dor do corpo, com aparente êxito. Do presidente americano James Abram Garfield (1831-1881), que foi vítima de uma tentativa de assassinato, diz-se ter aliviado a dor exercendo pressão em vários pontos dos pés. Durante o século XVI, vários livros sobre a terapia por zonas foram publicados na Europa. Um deles foi escrito pelos Drs. Adamus e Atatis. Pouco tempo depois de ter aparecido no mercado, um outro livro semelhante foi publicado pelo Dr. Ball em Leipzig.

O início da Reflexologia, tal como a conhecemos hoje, deve-se ao Dr. William Fitzgerald. Nascido em 1872 e licenciado em medicina na universidade de Vermont, EUA, em 1895, exerceu medicina em hospitais de Viena, Paris e Londres, especializou-se em otorrinolaringologia e estabeleceu-se em Connecticut. Enquanto trabalhava em Viena, estudou a obra do Dr. H. Bresslar, que investigara a ligação entre os pontos de pressão nos pés e os órgãos internos do corpo e publicou os resultados dessa pesquisa num livro intitulado Zone Tberapy. Curiosamente, o Dr. Bresslar refere no seu livro que a massagem terapêutica dos pés era praticada no século XIV.

Na América latina a ZONOTERAPIA e em seguida a REFLEXOLOGIA, foram trazidas a princípio ao Paraguai pela missionária Margarida Gootaht, que após tratar a esposa do próprio presidente do Paraguai, passou a ensinar no instituto CONARAS, em Assuncion/Paraguay.

No Brasil, foi criada a ABRT (Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias Afins), que vem desenvolvendo, através de seu fundador Érik Motta Pereira[1], um trabalho não só de divulgação, mas também como produzindo estudo e pesquisa o que coloca nosso país em situação de destaque junto a comunidade internacional.

A REFLEXOLOGIA atualmente é conhecida e utilizada em mais de 20 países representados por suas associações.