segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Como reenergizar seus pés



Durante o dia, seus pés, assim como o resto do corpo, perdem gradualmente a força. Mas com os exercícios abaixo, você pode aprender a reenergizá-los mesmo que esteja sentado, em casa, na frente da televisão, na sala de aula ou em um avião, trem ou ônibus.

Em qualquer uma dessas situações, você pode fazer pelo menos um, se não todos, dos estimulantes a seguir, criados especialmente para os pés que não se movimentam muito durante o dia. Todos esses exercícios devem ser feitos enquanto você estiver sentado.

Relaxante para os pés: relaxe e solte os músculos e articulações dos pés agitando-os (da mesma forma que você faria com os músculos dos dedos e mãos com cãibras). Sacuda os dedos, primeiro de um pé, depois do outro.

Pressão dos pés: com os pés no chão, tire os sapatos e coloque um pé sobre o outro. Pressione o pé de cima em direção ao chão enquanto levanta o pé de baixo - mas não deixe que os pés se separem. Isso pode ser um pouco complicado!

Batida dos dedos: com os pés no chão, bata os dedos, ou finja que está empurrando um pedal, primeiro com um pé, depois com o outro.

Escrita com os dedos: com os pés no chão, descalços, use os dedos para "escrever" as letras do alfabeto, de A a Z, no chão.

Pegada: com os pés no chão, descalços, tente pegar um lápis ou uma caneta com os dedos. Ou tente pegar uma bolinha de gude (se tiver alguma por perto).

Amassador de papel: com os pés no chão, descalços, coloque uma lista telefônica sob eles, com a capa virada para seu corpo. Dobre os dedos na extremidade mais distante e tente amassar as páginas.

Após ter revitalizado seus pés com esses exercícios, sentado, é bom massageá-los um pouco. É uma excelente forma de concluir seus mini-exercícios para os pés. Veja a página de massagem nos pés, nesse artigo, para obter dicas, ou experimente as sugestões abaixo.

Massagem com rolo: se estiver sentado em casa, sem sapatos, coloque um rolo de macarrão embaixo de um pé. Deslize o pé para trás e para frente; faça o mesmo com o outro pé. Essa é uma maneira de massagear os pés sem que você precise colocá-los no colo ou se abaixar até o chão. Se gostou, pode levar um rolo de macarrão para o escritório; então, várias vezes ao dia, tire os sapatos e "deslize" a tensão para fora de seus pés. Essa "massagem com rolo" também funcionará com uma garrafa comprida e estreita. Algumas pessoas usam "rolos" menores, como bolas de golfe e bolinhas de gude.

Flexionar e apontar: tente fazer isso em casa ou no escritório, se você puder apoiar suas pernas de modo que elas fiquem voltadas para fora, na sua frente, e estejam paralelas ao chão. No escritório, você pode apoiá-las em um encosto alto ou em outra cadeira; em casa, se estiver sentado no sofá, use a mesa. Aponte os dedos para a frente, como faz uma bailarina com o pé estendido, e mantenha essa posição por 15 segundos. Relaxe os dedos e reposicione os pés de modo que os dedos fiquem apontados para o teto. Repita essa seqüência - flexione e aponte para sua frente, relaxe e aponte para o teto - dez vezes.

Dobrar e girar: com as pernas apoiadas na sua frente e paralelas ao chão, dobre os dedos e (mantendo os calcanhares na superfície onde estão apoiados) gire os pés para dentro. Mantenha essa posição por cinco segundos. Volte com os pés e dedos à posição relaxada anterior.

Levantamento de bolsa: [para mulheres] com as costas em contato direto com o encosto da cadeira, coloque a alça de sua bolsa sobre um pé. Mantendo o joelho flexionado, levante o pé até que a bolsa fique suspensa no ar. Mantenha essa posição o máximo que puder, então, abaixe o pé. Coloque a bolsa no outro pé e repita o exercício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário