quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Reflexologia é uma técnica terapêutica


A reflexologia é uma técnica terapêutica complementar e alternativa emabasada na teoria de que nos pés estão representadas todas as partes do corpo, órgãos e glândulas. Existem divergências quanto á sua origem, mas todos concordam que ela vem da Antiguidade. Alguns estudiosos dizem que a técnica é aplicada nos pés por conduzir a energia vital (chi) e porque também são estimulados naturalmente por permanecerem muito tempo sob pressão do peso corpóreo estático ou dinâmico.
O Dr William Fitzgerald descobriu o efeito anestésico da pressão sob alguns pontos específicos dos pés atenuando a dor. O relaxamento é o primeiro passo para o retorno do organismo ao equilíbrio. O reflexologista identifica pontos doloridos e relaciona-os aos órgãos ou partes do corpo. Acredita-se que os estímulos da reflexologia estão relacionados com o Sistema Nervoso.
O toque estimula a secreção de endorfinas ajudando a aliviar a dor e a ansiedade. Ela vem sendo utilizado para diminuir os efeitos indesejáveis da quimioterapia como a náusea e o vômito. São poucos os trabalhos na literatura sobre essa terapia, mas a maioria deles refere como conclusão a sensação de bem-estar, relaxamento e alívio de alguma dor ou mal-estar.
Referências:
LEITE, F.C.; ZÂNGARO, R.A. Reflexologia: uma técnica terapêutica alternativa, IX Encontro Latino americano de iniciação científica e V encontro latino americano de pós graduação - Universidade Vale do Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário