domingo, 9 de março de 2014

REFLEXOLOGIA NO COMBATE A DOR – PESQUISA CIENTÍFICA


Pesquisadores da Universidade de Portsmouth descobriram que as pessoas sentiram cerca de 40% menos dor, e foram capazes de suportar a dor por cerca de 45% maior, quando usaram reflexologia como um método de alívio da dor.

Dr. Carol Samuel, que é um reflexologista treinado e que realizou os procedimentos experimentais, como parte de seus estudos de doutorado, disse que era a primeira vez que esta terapia foi cientificamente testado como um tratamento para a dor aguda.
Segundo ela, os resultados sugeriram que a reflexologia pode ser usado para complementar à terapia com drogas convencionais para o tratamento de condições associadas com a dor, tais como a osteoartrite, dor nas costas e cancros.
Os participantes assistiram duas sessões, em que foram convidados a mergulhar a mão em água gelada.
Em uma das sessões eles receberam reflexologia antes submersa suas mãos, e na outra sessão que eles acreditavam que estavam a receber o alívio da dor de uma máquina Dezenas, que não foi realmente ligado.


Os pesquisadores descobriram que quando os participantes receberam reflexologia antes da sessão que eles foram capazes de manter a mão na água gelada por mais tempo antes de eles se sentiram dor, e que eles também poderiam tolerar a dor por um longo período de tempo.
Dr. Samuel disse: "Como previmos, reflexologia diminuiu a sensação de dor.
"É provável que a reflexologia funcionasse de uma maneira semelhante à acupuntura, fazendo com que o cérebro para libertarem substâncias que diminuem os sinais de dor."
Dr. Ivor Ebenezer, co-autor do estudo, disse: "Estamos muito satisfeitos com estes resultados Embora este seja um pequeno estudo, esperamos que será a base para futuras pesquisas sobre o uso da reflexologia.".
Reflexologia é uma abordagem complementar médica, que trabalha em conjunto com a medicina ortodoxo, em que a pressão pode ser aplicada para qualquer área do corpo, mas é normalmente usado em ambos os pés ou das mãos.


Neste estudo aplicou-se reflexologia para os pés(Plantar).

Dr. Ebenezer, do Departamento de Farmácia e Ciências Biomédicas, e o Dr. Samuel usado um pequeno estudo de 15 pessoas para determinar se a reflexologia seria mais eficaz do que nenhum alívio da dor em tudo.
Dr. Ebenezer disse: "As terapias complementares e alternativas vêm para uma série de críticas, e muitos nunca foram devidamente testados cientificamente.
“Uma das críticas comuns por parte da comunidade científica é que essas terapias muitas vezes não são testadas em condições adequadamente controladas”.
"Quando um novo medicamento é testado os seus efeitos são comparados com uma pílula de açúcar.
"Se o medicamento produz uma resposta similar para a pílula de açúcar, então é provável que o efeito da droga sobre a condição médica é devido a um efeito de placebo.
"A fim de evitar tais críticas neste estudo, que comparou os efeitos da reflexologia para uma farsa. Foram dezenas controlados que os participantes acreditavam alívio da dor produzido.
"Isso é o equivalente a uma pílula de açúcar em testes de drogas.
Dr. Samuel acrescentou: "Este é um estudo inicial, e precisa de mais trabalho para ser feito para saber mais sobre as diversas abordagens benéficas da reflexologia.
"No entanto, parece que pode ser usado para complementar a terapia com drogas convencionais para o tratamento de condições associadas com a dor, tais como a osteoartrite, dor nas costas e cancros."




O estudo foi publicado no Journal of Terapias Complementares na Prática Clínica.

Instituto de Reflexologia – Reino Unido
Associação da Australia de Reflexologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário