segunda-feira, 17 de março de 2014

Reflexologia



Há indícios de que a reflexologia vem sendo praticada desde tempos remotos por muitas e diferentes culturas no mundo inteiro. No Egito, em uma tumba do vasto cemitério de Saqqara, há uma pintura que data de 2330 a.C, na qual mostra duas pessoas aplicando o que parece uma forma reflexologia em dois pacientes: um dos profissionais se ocupa com os pés de um paciente, e o segundo das mãos do outro. Alguns teóricos acreditam também que certo tipo de reflexologia foi transmitido aos nativos norte-americanos pelos incas da América do Sul. Atualmente a reflexologia é praticada em diversos países como, por exemplo, Coréia, China, Índia, Inglaterra e Canadá.

Como funciona: 
Os reflexos dos pés e mãos são uma imagem especular de todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo. Havendo um problema com uma parte do corpo, os reflexos correspondentes dos pés se tornam sensíveis quando se aplica ali pressão. Trabalhar esses reflexos provoca mudanças no corpo e, consequentemente, reduz os sintomas, tanto quanto a sensibilidade dos próprios reflexos.  A pressão aplicada a um terminal nervoso constitui um estímulo, que funciona como agente ou fator capaz de suscitar uma reação nos tecidos e, mesmo, induzir uma mudança fisiológica. Em reflexologia, o estímulo por contato ou pressão desencadeia um impulso eletroquímico que altera os processos nervosos, transmitindo uma mensagem por meio das fibras nervosas.

Benefícios da reflexologia:
Ajuda a desintoxicar e colabora para o sistema imunológico.
Ampla aplicação: alivia dores, problemas digestivos, etc.
Pode ser usada para todas as faixas etárias.
Induz ao estado de relaxamento, equilíbrio e harmonia.
Estimula a capacidade natural do organismo de curar a si próprio.


GILLANDERS, Ann. Guia Completo de reflexologia: todo o conhecimento necessário para adquirir competência profissional. São Paulo: Pensamento, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário